quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Existe uma casa 100% auto-suficiente?

A empresa americana de arquitetura e design urbano Farr Associates desenvolveu e construiu uma casa quase 100% auto-suficiente. A novidade chama a atenção por seu teor sustentável e ecológico, mas também pelo seu moderno e arrojado design.
No teto da casa são encontrados 48 painéis fotovoltaicos, capazes de transformar a luz solar em energia. Na parte superior da casa também é encontrada uma superfície refletiva, que ajuda a direcionar os raios de sol para as placas e aumentar o rendimento delas em até 10%. A energia excedente é enviada para rede elétrica municipal. Quando os painéis não produzem energia suficiente (no inverno e em dias nublados ou chuvosos), a energia volta da rede elétrica normal, pois essas quantidades de energia foram enviadas anteriormente para rede elétrica, que depois retornam para casa.
Abaixo da casa existem três poços geotermais. As estruturas enviam e recebem o líquido usado nos equipamentos de aquecimento e resfriamento do ambiente. No verão, o sistema funciona com troca de calor, deixando a casa mais fresca, com eficiência semelhante à de um ar-condicionado. Para diminuir os gastos de energia elétrica com aquecimento e resfriamento, a casa tem paredes compostas de duas camadas de 20 centímetros de espessura de concreto, que protegem a parte interna do cômodo do calor que faz do lado de fora.
O telhado no formato capta água da chuva, usada para regar o jardim. Uma fonte na parte da frente da casa serve para decorar e para manter a água da cisterna em constante movimento, evitando a proliferação de bactérias. Dentro da construção, o sistema de reuso de água é aproveitado na máquina de lavar e na descarga, com sistema dual flush, que despeja volumes diferentes de água de acordo com o tipo de resíduo.
Confira algumas imagens dessa interessante casa:




Para maiores informações acesse - http://www.casapraiagrande.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário